back
not1
03/04/2009
dstelecom assina protocolo com o governo para as redes de nova geração

A dstelecom juntou-se no dia 31 de março às empresas que assinaram o protocolo com o Estado para o desenvolvimento de Redes de Nova Geração (RNG) e comprometeu-se a investir 400 milhões de euros na construção de redes de fibra ótica abertas.

O compromisso de investimento da dstelecom vai abranger mais de 50 municípios, o que corresponde a cerca de 30% da população nacional, frisou o presidente executivo do grupo dst, José Teixeira, à margem da conferência "Portugal em Fibra Ótica", organizada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Para já a empresa está a desenvolver redes, com participações das autarquias, em 28 municípios. A empresa ganhou os concursos para as redes comunitárias no Vale do Lima e no Vale do Minho, bem como a rede concursada pela câmara municipal do Porto. Só esta comporta um investimento a cinco anos de 81 milhões de euros, para ligar 360 mil casas.

O modelo de negócio da dstelecom passa por fazer uma parceria com as câmaras, em que estas detêm 51% do projeto, mas o investimento é todo da dstelecom. As câmaras, no entanto, só começarão a tirar capital dos projetos quando todo o investimento for amortizado.

Assumindo-se como "operador de operadores", a dstelecom disponibiliza uma rede aberta para os operadores, mas coloca o enfoque no consumidor.

"Vendemos aos operadores. O poder deixou de estar no fornecedor para estar no consumidor. Por exemplo, vamos colocar uma ficha em casa das pessoas que depois podem escolher os operadores", disse José Teixeira.